Textos
Como perder um cliente:
lições para iniciantes
CENA 1: Pizzaria vazia, uma terça feira e em local não badalado – mesmo nos fins de semana. Depois de pedir a conta, cliente percebe que o refrigerante custa quatro vezes mais do que o preço normal.
CENA 2: Academia novinha, recém-inaugurada. No panfleto consta horário de funcionamento até às onze da noite. Cliente liga algumas vezes às nove. Ninguém atende. No dia seguinte, resolve visitar o novo espaço. É atendida no balcão, praticamente colado à porta. Recebe um papel com preços e horários e só.
Cenas 3 e 4: Outra academia. Criança faz judô, mas deixa de comparecer repentinamente pro não ter quem o levasse às aulas. Adulto matricula-se em um curso livre e precisa sair devido ao horário de trabalho que mudou. Em nenhuma das cenas algum responsável telefonou, buscou manter o cliente, ofereceu opções ou simplesmente procurou saber o que houve. Pode ser que o cliente não retornasse naquele momento. Mas, pelo menos, talvez, recomendasse os serviços para outros.
Cena 5: Em certa escola tradicional, crianças voltam imundas do seu parquinho, o qual parece que nunca é limpo; a direção evita atender aos pais; a postura da escola é a de “não está satisfeito, tem quem queira”. Já estão perdendo espaço para outra escola da região – mas ainda não perceberam.
Cena 6: Cliente liga para saber se o curso musical oferece aulas para crianças. A atendente pede os dados para que o gerente de marketing telefone e passe essa informação posteriormente.
E, assim, um dia, fecham as portas. Porque o cliente começa a gastar seu dinheiro em outro lugar sem essas empresas perceberem. Um a um.
Solimar Silva
Enviado por Solimar Silva em 31/10/2014
Alterado em 08/05/2020
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.