Solimar Silva
Crônicas, poesias, artigos diversos, livros, cursos, palestras e oficinas!
Capa Meu Diário Textos Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
5 trabalhos nota 10!
 

     Aprendemos melhor ensinando e colocando em prática aquilo que estudamos. Então, os trabalhos que pedimos que nossos alunos façam podem ganhar significado especial caso partam desse princípio. Em uma era em que encontrar, copiar e imprimir qualquer tipo de informação está cada vez mais fácil, aprender a aprender é cada vez mais necessário. Aproveite as cinco ideias de trabalhos que podem ser utilizadas nas mais variadas disciplinas escolares e garanta trabalhos nota dez:
 
1. A Khan Academy fica aqui!

     Com o sucesso das vídeo-aulas da Khan Academy, muitos começaram a se questionar se a educação toda terá que ser feita da mesma maneira. Embora eu ache que não seja tão simples assim, podemos aproveitar a facilidade de gravar, editar e postar vídeos na rede, utilizando um canal do YouTube, por exemplo. Podemospedir que os alunos gravem em vídeo uma pequena aula, ou uma breve explicação de determinados pontos da disciplina. Ao terem que postar uma vídeo-aula, os alunos precisam escrever o roteiro, gravar algumas vezes, fazer a edição e, ao fazer tudo isso, além de tentar explicar para o público que assistirá aos vídeos, o aluno maximizará sua oportunidade de aprendizado.
 
2. Paródias musicais
 
          Há fórmulas e informações que realmente precisam se memorizadas. Podemos auxiliar os alunos na construção do conhecimento de uma forma mais prazerosa, solicitando que eles coloquem as informações da matéria que estão estudando no ritmo de uma de suas canções prediletas ou cantigas de roda. Eles podem filmar e também postar no canal da turma no YouTube.
 
3. Material didático digital
          
          Os alunos podem criar materiais didáticos ou objetos de aprendizagem digitais para outras turmas ou níveis. Por exemplo, eles podem organizar uma adaptação de um conto de fadas para os alunos menores, utilizando edição de vídeo ou apresentação de slides de forma hipermidiática (incluindo imagem, som, vídeo etc.). Podem ainda criar quizzes e jogos com perguntas e respostas.
 
4. Histórias em quadrinhos

          Com a facilidade de recursos disponíveis na internet, os alunos podem explicar algum item da disciplina utilizando as histórias em quadrinhos. Para criar o diálogo e a parte visual, eles ainda poderão exercitar o poder de síntese.
 
5. “Tuitar” e aprender

          Os alunos podem enviar microtextos no Twitter com o suprassumo de algum conceito, informação ou leitura que tiveram que fazer sobre determinado assunto. Assim, o professor pode ter uma visão geral os pontos mais importantes captados pelos alunos. Também pode servir para que os alunos escrevam títulos de textos diversos ou manchetes de jornal, captando a essência do que leram em até 140 caracteres.
 

          Promova o engajamento dos alunos ao propor atividades desafiadoras e diferentes, integrando as novas tecnologias à prática de sala de aula. Eles podem utilizar seus celulares e outros dispositivos móveis para fazer essas apresentações. Talvez assim eles saiam um pouco do Whatsapp (o qual, aliás, também pode ser utilizado para fins educacionais. Mas isso é conversa para outra hora).

 
Solimar Silva
Enviado por Solimar Silva em 14/09/2014
Alterado em 08/05/2020
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários