Solimar Silva
Crônicas, poesias, artigos diversos, livros, cursos, palestras e oficinas!
Capa Meu Diário Textos Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
25/10/2014 08h22
Ganhador da promoção: Meu professor de sucesso

          Antes do lançamento do livro 50 atitudes do professor de sucesso, rolou promoção lá na minha página do Facebook. O desafio era escrever um texto em forma de prosa ou poesia contando sobre um professor de sucesso com quem a pessoa tenha tido o privilégio de estudar. O objetivo era dizer como esse professor ou professora se tornou inesquecível para o autor do texto.

         Então, o Daniel Villani, aluno do primeiro período de Letras da Unigranrio ganhou a promoção e levou como prêmio o exemplar do livro.

 

Confira aqui o texto dele:

Por toda a minha vida


“All by myself, I don’t need anyone at all...” Para muitos talvez um trecho de música, para outros uma frase sem sentido, mas pra mim, o começo de uma amizade. Foi assim que tudo começou. E o que significa “tudo”? Espero poder resumir o significado dessa palavra até o fim desse texto.
Quando eu iniciei meu curso de Inglês na Cultura Inglesa não imaginava que eu poderia fazer amizade com qualquer professor ou professora que viesse a me dar aula. Na verdade, sempre achei que existisse uma barreira professor-aluno que impedisse qualquer tipo de aproximação senão a que há em sala de aula. Ledo engano.
Ainda nas minhas aulas de básico, lá em 2009, tive um semestre de aula com uma professora chamada Marcelle. Poderia ter sido só mais um dos muitos professores que passaram pela minha vida, mas não foi. Foi diferente. Foram seis meses de muitas risadas, de cantorias incessantes em todas as aulas, onde eu começava cantando bem baixinho uma música e ela cantava a estrofe seguinte. Isso não aconteceu uma ou duas vezes, isso era algo repetido no mínimo três vezes por aula.
Enfim, depois desses seis meses nunca mais tive aulas com ela. Eu tentava de todas as formas buscar os horários em que ela estaria dando aula para o meu nível, mas nunca conseguia. Dessa forma, tomei uma atitude drástica, comecei a invadir aulas dela e ficava quietinho no canto da sala, só pra ficar um pouquinho perto dela, dizer um “oi”. Hoje eu percebo que tudo o que eu tinha era medo de perder a amizade, de perder a professora, de perder alguém muito importante pra mim.
Bom, os anos passaram, continuaram as conversas, as risadas, mas eu já tinha quase 17 anos e precisava escolher uma profissão. E quando cheguei a ela e disse que queria ser professor de Inglês, ela pode não saber disso ainda, mas ela foi a única, eu disse, ÚNICA pessoa que me abraçou e me deu forças, me incentivou. Disse que um dia seríamos colegas de profissão. Ali eu aprendi que os professores têm grande influência em seus alunos. Apenas mais um dos ensinamentos que ela me deu até hoje.
Hoje ela é minha professora novamente. Sim, ela me dá aula, não no curso avançado, mas no curso de formação de professores. E adivinhem? Ainda cantamos juntos em quase todas as aulas. Hoje ela é minha colega de profissão sim, mas antes disso, ela é um exemplo. Um exemplo como pessoa, como amiga, como profissional. Ela é uma pessoa que carrega uma luz tão intensa que acaba iluminando também todos que a cercam, e talvez seja por isso que sempre tento estar próximo a ela. Porque não me recordo de um dia sequer em que estivéssemos juntos e eu não estivesse feliz.
Sei como é bom pra qualquer pessoa receber elogios. Mas como professor, sei que quando um ex-aluno nos dá um abraço, nos agradece por termos feito nada mais que o nosso trabalho de forma correta, sentimos um sentimento diferente. Um sentimento que ainda não consigo descrever. Sentimo-nos especiais, sentimos que fizemos a diferença pra esse alguém. E ela com certeza fez e faz muita diferença na minha vida.
Professora Marcelle, eu teria que escrever mais dois textos só em agradecimentos pela sua companhia, pelas suas dicas, pela sua amizade, e principalmente, pelo apoio que você me deu quando decidi que ser professor era o que eu queria pra mim. E pode ter certeza, que você tem grande influência nessa minha decisão. Muito obrigado por tudo. Se um dia, você olhar pra mim e enxergar um terço do que enxergo quando olho pra você, quando olho pra pessoa e pra profissional que você é, eu estarei muito orgulhoso de mim. Um beijo do seu eterno aluno Daniel.

Publicado por Solimar Silva
em 25/10/2014 às 08h22